Seg - Sex: 09:00 - 18:00
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1207 - Planalto, Belo Horizonte - MG
contato@essencialodontobh.com.br
+55 31 3495-4760

26
set

Você sabe os cuidados necessários durante o tratamento ortodôntico?

O tratamento com aparelho ortodôntico pode ser necessário por diferentes razões, sejam elas estéticas ou funcionais. Mas uma coisa certa é que, além do bom trabalho do profissional ortodontista, ele também depende muito da colaboração do paciente para que atinja os resultados desejados. Você sabe quais são os cuidados necessários nesse momento?

A frequência nas consultas contribuirá para agilidade no tratamento, uma vez que os ajustes do aparelho precisam ser mensais e contínuos.

Cuidados com alimentação também são importantes, pois a quebra de componentes do aparelho pode aumentar o tempo de tratamento.

Frutas e legumes mais consistentes devem ser cortados antes de serem levados à boca, pois podem descolar ou fraturar os acessórios ortodônticos.

Escova ortodôntica e interdentais devem ser utilizadas para evitar o acúmulo de placa e, consequentemente, o surgimento de cárie e inflamações gengivais.

A utilização de fio dental é essencial e ajudará na manutenção da higiene nas superfícies entre os dentes. O uso de enxaguante bucal com flúor também é importante e atua na prevenção da desmineralização em volta dos braquetes.

Existe um tempo de adaptação ao aparelho ortodôntico?
Se você iniciou seu tratamento ortodôntico e está estranhando tudo, fique tranquilo, é absolutamente normal se sentir assim. No início, alguns hábitos precisam ser revistos pelo paciente, isso acontece tanto na alimentação quanto no momento da higienização. É importante ressaltar que durante esse período é comum que aconteçam dores nas articulações e até mesmo aftas por trauma do aparelho nos tecidos bucais. Caso as dores e aftas sejam persistentes, será necessário consultar seu dentista para avaliar o quadro e indicar uma solução.

Dicas que podem ajudar neste momento:

-> Cortar os alimentos para facilitar a mastigação e mastigar lentamente;
-> Comer, de preferência, alimentos mais moles para evitar danos nas estruturas do aparelho;
-> Utilizar a cera ortodôntica para evitar aftas e traumas nos tecidos bucais.

Fonte: Sorrisologia

Leave a Reply

WhatsApp Agende a sua Consulta de Diagnóstico