Seg - Sex: 09h-12h e 14h-18h
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1207 - Planalto, Belo Horizonte - MG
contato@essencialodontobh.com.br

ago

Como prevenir a cárie dentária?

A formação da cárie dentária, ou “cavidades”, envolve três fatores principais:

-> Os alimentos ou bebidas ingeridas (a dieta);
-> As bactérias na placa e
-> Seu atual estado de saúde oral.

As bactérias interagem com os alimentos que ingere para produzir produtos de resíduos em forma de ácidos, provocando uma avaria ou desmineralização das áreas por debaixo da superfície do dente. Esta decomposição da superfície do dente é a cárie dentária.

Pense desta forma: Cada vez que você come, um ataque ácido sobre o dente acontece. Acontece um contra-ataque do seu corpo ao lavar a comida e ácidos com saliva. A saliva não somente regula ou neutraliza os ácidos, também contém minerais (cálcio e fosfato) que reconstroem as áreas do dente que foram desmineralizadas ou atacadas pelos ácidos. Este processo de reconstrução é chamado de remineralização. Estas séries de ataques e reconstruções são uma espécie de tira e afrouxa na sua boca. É a maneira que seu corpo tem para lhe ajudar a proteger seus dentes dos problemas quotidianos. Porém, compreendendo totalmente a causa da cárie dentária, e observando cada um desses fatores mais de perto, podemos buscar outras formas de prevenir a cárie dentária.

Como trata e previne as cáries dentárias?

A forma de tratamento mais imediata é consultar o seu médico dentista para que este realize uma obturação das cáries dentárias.

Para ajudar a prevenir as cáries dentárias, é possível tomar determinadas medidas que auxiliam no fortalecimento dos dentes:

-> Evite alimentos e bebidas açucarados que alimentam as bactérias existentes na boca;
-> Escove os dentes regularmente com uma pasta de dentes com flúor. O flúor ajuda a prevenir as cáries dentárias diminuindo o desgaste do esmalte e acelerando o processo de remineralização. O novo esmalte que se irá formar é mais duro e mais resistente aos ácidos e
-> Use o fio dentário todos os dias para ajudar a remover a placa e as partículas dos alimentos dos espaços entre os dentes onde uma escova de dentes não chega. Isto ajuda a promover dentes saudáveis, bem como gengivas saudáveis.

Fonte: Oral B